segunda-feira, 26 de julho de 2010

EXEMPLO DE CIDADE SUSTENTÁVEL


Metade dos cidadãos não tem automóveis particulares; no centro da cidade, os carros andam a 5 km/h (o ritmo de uma caminhada); um estacionamento na periferia da cidade custa 18 mil euros por ano; há 500km de ciclovias e vagas para cinco mil bicicletas. É uma cidade imaginária? Não, é Freiburg, na Alemanha, e nasceu do sonho do poder público e da sociedade de tonar o município um lugar com mais mobilidade e menos trânsito e ótimo para se viver.

Quer conhecer mais iniciativas inspiradoras? A plataforma Cidades sutentáveis, lançada nessa quarta-feira, apresenta mais de 70 boas práticas sustentáveis executadas em várias cidades do mundo. O trabalho é fruto da parceria entre a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, o Movimento Nossa São Paulo e a Fundação Avina, e tem como objetivo oferecer um banco de experiência para gestores públicos, empresas e outras instituições. A estrutura da plataforma foi inspirada nos compromissos de Aalborg, lançados em 1994 na I Conferenciam sobre Cidades Européias Sustentáveis, na cidade dinamarquesa de mesmo nome.

A ferramenta está dividida em 12 eixos temáticos, como governança, bens naturais comuns, melhor mobilidade e menos tráfego, planejamento e desenho urbano, consumo responsável. Para promover uma ação local para a saúde, Los Angeles criou planos de ação para limpeza do ar , Londres definiu a meta de criar 2012 hortas urbanas para suprir os Jogos Olímpicos em 2012, Petrópolis, no Rio de Janeiro, está tratando o esgoto local por meio de biossistemas e produzindo biogás.


FONTE: http://colunas.epocanegocios.globo.com/empresaverde/2010/07/22/cidades-sustentaveis-elas-existem/cidade-sem-carro-freiburg-3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário