domingo, 1 de agosto de 2010

VOCÊS SABIAM DA EXISTÊNCIA DOS GUARDIÕES DA INTERNET?



O titulo parece filme baseado em ficção cientifica. Mas na verdade realmente existem os guardiões da internet cuja razão seria impedir um ataque virtual de grandes proporções. São sete os guardiões, e são muito grandes as responsabilidades que esses carregam.

Precisa de pelo menos cinco dos sete guardiões para restaurar o sistema, e estes é claro são anônimos e os que se sabem deles é que estão nos países americanos, europeus e asiáticos.

O sistema funciona da seguinte maneira, os guardiões carregam consigo um smart card que reiniciaria o sistema caso algum ataque como uma queima total que foi o enredo do filme “Duro de matar 4.0”, no qual os hackers invadem todos os sistemas básicos como energia, água, gás, metrô e etc.

O DNSSEC (segurança do sistema de nomes de domínio) pode ser danificado impedindo o apontamento correto de todos os URL, a reinicializarão do sistema colocaria tudo em ordem novamente. A internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) faz a supervisão do sistema e é uma entidade sem fins lucrativos e administra esse processo para que tudo seja restabelecido o mais rápido possível.

Podemos imaginar pessoas com armas com toda proteção do FBI ou força secreta, morando em casas a prova de bala, mas na verdade são pessoas comuns talvez uma dessas pessoas até passou por você na rua, que contém um cartão semelhante a que você usa pra fazer tarefas bancarias mas com a diferença que tem um código precioso em seus cartões.

Vale lembrar que isso são medidas preventivas e as chances de um ataque em grandes proporções são bastante remotas, pois existem outras barreiras até chegar a proporções gigantescas, mas nunca se sabe seu um dia um desses, filmes de ficção cientifica se torne realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário